[ RESENHA ] UM MAIS UM – JOJO MOYES

Título: Um mais um 
Título original: One plus one
Autor (a): Jojo Moyes 
Editora Intrinseca, 2015

   Como começar a falar sobre esse livro? 
   Que chorei quando acabei? Sim. Se fiquei curiosa sobre o que poderia acontecer em seguida? Claro! Mas, além disso tudo, foi uma história que me marcou por causa dos personagens. Jojo Moyes, conseguiu fazer personagens normais e com vidas com que meros mortais podem se identificar. Uma mãe que trabalha duro para conseguir sustentar a casa, educar a filha e o enteado, cuidar para que nada saia dos eixos mostra a realidade que muitas mães passam todos os dias, em todos os cantos do mundo. Por isso, escolhi esse livro para ser o primeiro post do blog e nessa exata data.

Um mais um, mostra a história da Jess Thomas, uma mãe que ficou solteira de repente por problemas com seu ex marido e acabou entrando em um empasse, tendo que ter dois empregos para sustentar a casa e cuidar da filha, Tanzie, e do enteado, Nicky, que está com ela há 8 anos, além do cachorro bobão que completa a família. Do outro lado, temos Ed Nicholls. Um cara super inteligente que ficou milionário trabalhando em sua própria empresa de tecnologia e que acaba vendo sua vida ruir por causa de um erro. Em algum momento da história os caminhos de ambos se cruzam e eles acabam passando por poucas e boas, quando a filha de Jess precisa viajar para uma competição de matemática e ele, como o primeiro ato de bondade de toda sua, oferece uma carona para ajudar a garotinha. Durante esse caminho e entre engarrafamento, comida ruim, ameaças de enjoo e noites mal dormidas muitas coisas acontecem e ainda sobra um tempinho para o romance. 

   Quando eu escolhi esse livro para ler, pensei que seria algo muito parecido com as outras obras que já li da Jojo Moyes, não vou negar que o toque cômico que ela usa em suas histórias são reconfortantes e trazem certo alívio quando se avalia todo o enredo em questão, mas, ao meu ver, essa é a forma dela de mostrar que mesmo os personagens passando por dificuldades eles são capazes de encontrar momentos em que podem rir. E no decorrer da leitura você acaba percebendo que Jess é uma pessoa extremamente pé no chão e não se deixa abalar por coisas pequenas, afinal, ela se desdobra em muitas sempre que pode para não deixar as pessoas que dependem dela na mão. Eu fiquei bastante admirada pela forma que essa personagem é retratada e acredito que muitas mães que lerem esse livro, vão se identificar de alguma forma com tudo que é contato na história. É isso que torna o livro ainda mais envolvente.


   No começo eu ainda fiquei com receio por parecer mais uma história de amor entre a moça “pobre” e o rapaz rico com a vida perfeita, tudo planejado e arranjado para que ele fique nessa bolha para o resto da vida. Mas quando você percebe que não só as coisas estão ruins para Jess, mas que Ed também tem seus problemas e tudo o que ele conhecia simplesmente foi tirado dele da noite para o dia, você pode até parar e pensar: “Hm, tudo bem, o riquinho dessa história não é tão perfeito assim.” e foi ai que as coisas realmente ficaram interessantes para mim. No momento que ele decidiu simplesmente ajudar uma desconhecida com dois filhos e um cachorro, tentando de alguma forma se redimir de todas as coisas ruins que fez no passado, eu até que me encantei com as atitudes dele. Claro que existem segredos não contados e intrigas durante o caminho, mas como nós leitores bem sabemos, são esses pontos que mais levam as pessoas a se apaixonarem em livros. 

   Posso dizer sim, é uma história de romance muito bonita. Mostra como duas pessoas, totalmente opostas, podem se gostar e criar um vinculo a partir de poucas coisas em comum ou por apenas terem que dividir um carro por muito tempo, vai saber? Outra questão que também pode ser vista no livro, é o amor de mãe, não só por sua filha biológica, mas também a forma como ela se esforça ao máximo para manter o enteado próximo, mesmo que ele não a queira tão perto assim. Com toda certeza é um livro que leria de novo e recomendaria para quem tivesse interesse em conhecer um pouco mais de outras vidas criadas pelas mãos de Jojo Moyes. 

Deixe um comentário