[ RESENHA ] A CULPA É DAS ESTRELAS – JOHN GREEN

Título: A culpa é das estrelas
Título original: The fault in our stars
Autor (a): John Green
Editora Intrínseca, 2012
Classificação: ★★★★

Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters. Dois personagens que fizeram várias pessoas rirem e chorarem, tanto ao ler o livro ou no cinema. Uma história realmente muito bonita.


“Okay? Okay.”

John Green

Hazel Grace é uma jovem prestes a completar dezessete anos de idade e desde os treze anos sofre com um cancro na tiroide, que evoluiu para uma metástase no pulmão e faz com que ela tenha que andar com um cilindro de oxigênio e uma cânula no nariz para conseguir respirar. Augustus Waters, também é um garoto que passou dificuldades por causa de um câncer, fazendo-o perder uma parta de uma das pernas. Os dois se conhecem em um encontro de jovens em uma igreja, exatamente tipo aqueles que vemos em filmes, para as pessoas falarem sobre seus problemas e podemos até dizer que, fazer amigos que entendam suas dificuldades.

Os dois acabam se aproximando mais do que esperavam. Em dos momentos em que acabam compartilhando seus gostos, Hazel, entrega a ele um dos livros que mais gosta. Um que ela sempre comenta durante a história, um livro que não teve o final que ela esperava que tivesse. Ela nunca soube o que aconteceu com os personagens, afinal, o livro terminou no meio de uma frase, como se a personagem tivesse morrido ou ficado doente de mais para continuar a escrever. Ao saber disso, Gus, arruma um jeito de leva-la para encontrar com o autor da história e perguntar o que aconteceu depois, como os personagens ficaram. O grande problema é que o autor do livro virou um homem amargo e bêbado, deixando a protagonista bastante enfurecida de decepcionada. Apesar desses momentos ruins, Hazel e Gus, tiveram uma viagem incrível e acabaram assumindo a paixão que desenvolveram um pelo outro. Eu diria que a viagem foi um sucesso. Mas como nem tudo são flores, além de todo o episódio do autor, outras revelações são feitas e isso muda todo o rumo da história.

Quando eles voltam de viagem as coisas ficam cada vez mais complicadas e corridas. Mas os dois, juntos, passam por vários momentos divertidos e tristes. Mostrando que todas as pessoas têm seus pontos fracos e que devemos aproveitar a vida enquanto ainda podemos, sem medo do esquecimento e ser grato pelas pessoas que passaram pela nossa vida. Mesmo aquelas não nos fizeram muito bem, qualquer experiência é aprendizado. É uma história triste que trata de um assunto que muitas pessoas sabem ser difícil de se tratar na vida real, e que mata pessoas da forma mais triste possível. É um livro com uma lição de vida muito interessante.

Como eu comentei no começo, esse livro ganhou adaptação para o cinema com Shailene Woodley e Ansel Elgort, interpretando os personagens principais da história. Para quem leu o livro e gostou, vale muito a pena dar uma conferida nessa adaptação. A fotografia do filme é linda e tudo ficou bastante parecido com o livro. É um daqueles filmes que dá até orgulho de assistir.

Deixe um comentário