[ RESENHA ] A ESCOLHA – NICHOLAS SPARKS

Título: A escolha
Título original: The choice
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito, 2012
Classificação: ★★★★

            Vou começar dessa vez com a frase que tem na capa do livro:

            “Até onde devemos ir em nome do amor?”

Nicholas Sparks

            Esse livro tem uma história muito bonita sobre esperança e sobre como devemos acreditar no amor. Os dois personagens principais são vizinhos, Gabby e Travis, ela sempre preocupada com sua vida, mas nunca teve um tempo para si e ele, veterinário da cidade sem alguém a se segurar e sempre vivendo sua vida do jeito que quis. Apesar de serem vizinhos a relação dos dois não começou muito boa, a cadela de Gabby acabou engravidando e como Travis também tem um cachorro que vivia solto, ela achou que o pai dos filhotes seria o cachorro dele. O engraçado que ao confronta-lo, ele não parecia muito preocupado e a deixou falar tudo o que queria, quando ele teve o espaço para se defender falou que não poderia ser o cachorro dele, porque ele como veterinário, já tinha castrado o seu cachorro.


            Depois disso, eles decidem recomeçar a relação com um “oi, sou sua nova vizinha” e as coisas não podiam ter dado melhor. Aos poucos ela foi se abrindo para um relacionamento com Travis, que foi a conquistando a cada dia que passava. A levou para andar de barco, fazer coisas com que não estava acostumada e eu acho que isso ajudou muito já que ela não costumava a ter um tempo para se divertir como tinha com ele. Claro que depois desses dias, tudo se tornou um mar de rosas. Os dois casaram, tiveram seus filhos e eram felizes. Até uma coisa acontecer e acabar com a tranquilidade dos dois. É aí que começamos a ver a possível resposta para a pergunta que eu coloquei ali em cima.


            A escolha que Travis precisa tomar pode mudar a vida dos dois para sempre. Como foi dito pelo site BookReporter.com “(…) reforça a teoria de que todas as escolhas, independente do quanto possam parecer sem importância, sempre têm consequências, mesmo num futuro distante. (…)”. Isso realmente acontece na história, à medida que vão passando as páginas e os dias, a decisão que ele precisa tomar sempre o atormenta e sempre o segue deixando bem claro o quanto aquilo é importante e o deixa angustiado. Eu não acredito que seja diferente, afinal, se é uma decisão que vai mudar sua vida para sempre nada mais justo do que pensar com calma antes de tudo.


            Esse livro também ganhou uma adaptação para o cinema. Eu ainda não vi para falar minha opinião sobre ele, mas acredito que assim como os outros, houveram mudanças que precisavam ser feitas e cenas que precisavam ser retiradas, por causa do tempo. Mas também acredito que conseguiram manter o mais fiel possível do que é retratado no livro. Se alguém já tiver assistido, por favor, me digam o que acharam, hm?

Deixe um comentário