[ RESENHA ] A ÚLTIMA MÚSICA – NICHOLAS SPARKS

Título: A última música
Título original: The last song
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito, 2010
Classificação: ★★★★

            Acho que todo mundo conhece muito bem a história desse livro, por ter lido ou por ter visto o filme que foi lançado um ano depois. Verônica Miller, ou Ronnie, acaba tendo que passar as férias de verão com seu pai em uma cidadezinha litorânea na Carolina do Norte, depois de ter passado 3 anos sem falar com ele por causa do divórcio. Por ainda estar magoada com a separação, ela passa o verão ameaçando voltar para casa antes do tempo e sempre rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação que seu pai tenta. Até que um dia ela conhece Will, um garoto popular que mora ali e começa a se abrir aos poucos, baixando a guarda.


            Nós bem sabemos que para o Nicholas nada seria simples, certo? Pois é, outra história onde as coisas começam bem e acaba tento desavenças conforme o tempo vai passando. Ronnie começa a entender porque seu pai escolheu aquela cidadezinha pequena e acaba descobrindo que ele se dispôs a trabalhar em uma obra de arte que seria a peça central da igreja da pequena cidade, apesar de esse não ser seu trabalho principal, mas como um ex pianista em um local novo fazer esse tipo de trabalho seria um desafio diferente. Assim como aconteceu com Will, não seria diferente com seu pai e sua guarda com relação a ele também começa a baixar, se deixando entender o porque das coisas terem acontecido como aconteceram.


            Como é uma história que foi adaptada para o cinema, vou comentar também um pouco sobre o que eu achei do filme. Primeiro, eu adorei a escolha de elenco. Eu acho que cada personagem foi bem interpretado e bem encaixado com os atores, para mim, deu muito certo. E como eu li primeiro e vi o filme depois, cada coisa que eu imaginei das cenas narradas ficaram muito bem-feitas na adaptação, não exatamente como eu esperava, mas chegou bem perto. As locações escolhidas foram tão bem encaixadas que impossível de não se apaixonar pelo filme, com a narrativa completa que a gente encontra a cada página e com as imagens bem colocadas do filme, tudo pareceu bem pensado e bem organizado para não perder nenhum pouco da história.


            Esse livro é o meu chamego. Foi por ele que conheci as histórias do Nicholas Sparks e não demorou muito para ele se tornar o meu autor preferido. Então, A última música tem uma partezinha especial no meu coração por ter me apresentado a narrativa do autor e também pela sua história maravilhosa que me prendeu do começo ao fim, sendo também um livro que eu não parei na metade por ser grande e ter muitas páginas. Como foi minha primeira leitura eu não esperava nada e não tinha aquela expectativa para saber como seria a história dessa vez, mas eu me surpreendi e foi o primeiro livro que me fez chorar de verdade enquanto passava as páginas.


            A última música tem uma leitura tranquila e triste, apesar de tudo. Mas eu recomendo sim para quem quiser ler, não creio que exista arrependimento das pessoas que tiveram algum contato com a história. Pelo menos das pessoas que eu conheço, não tem nenhuma que fale que se arrependeu. O máximo que falam é do romance da história, por elas não serem leitoras desse tipo de narrativa, mas ainda sim falaram bem do livro. Então, deixo essa recomendação para quem tiver interesse.

Deixe um comentário