[ RESENHA ] COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ – JOJO MOYES

Título: Como eu era antes de você
Título original: Me before you
Autor (a): Jojo Moyes
Editora Intrínseca, 2013
Classificação: ★★★★

Por onde começar? Eu consegui ler esse livro antes de ver o filme, o que já é maravilhoso. Por ser uma história bonita e cheia de altos e baixos, deixa aquele quê de quero mais.

Para quem ainda não conhece, vou apresentar a incrível história que tem nesse livro. Primeiramente, gostaria de apresentar Louisa “Lou” Clarke, aos 26 anos, ela não tem muita ambição ou visão. Mora com os pais, a irmã que é mãe solteira e tem um filhinho, além do avô que precisa de cuidados constantes por ter sofrido um derrame. Lou passou anos trabalhando em um café pequeno da cidade, apesar do salário não ser o dos melhores, era o suficiente para conseguir pagar as contas. E ainda tem Patrick, um triatleta que ela namora, mas que não parece muito interessado nela em si. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego e como ela não tem tantas qualificações, as coisas ficam ainda mais difíceis. Até que uma oportunidade aparece.

O seu mais novo emprego consiste em cuidar do Will Traynor, um homem de 35 anos que por causa de um acidente, acabou ficando tetraplégico. Apesar de inteligente e parecer ser uma pessoa boa, ele acaba descontando a frustração que sente por estar preso àquela cadeira em todos, com seu mal humor e amargura, afinal, ele costumava ser uma pessoa ativa e cheia de vida antes do acidente. Quando Lou aceita o trabalho, nunca imaginou que seria tão complicado no começo, ter que tentar agradar uma pessoa que simplesmente não quer ser agradada. Mas o que os dois não sabem é que todo esforço, dela em tentar fazer com que ele se sinta bem e dele que tenta sempre afastar as pessoas, só vai fazer com que os dois fiquem cada vez mais próximos. Porém, Will tem um segredo e um prazo exato para quando tudo que ele está sofrendo chegar a um fim.

Quando Lou descobre isso, ela tenta de tudo para fazer com que ele mude de ideia, mas gente teimosa não dá para trás na maioria das vezes. Por mim, o filme nos passa uma mensagem muito importante. Muitas vezes deixamos que coisas do cotidiano sejam mais importantes do que viver a vida que temos, essa história mostra exatamente que não devemos deixar para depois o que podemos fazer agora. Will nunca esperou que um acidente o fizesse deixar para trás tudo o que vivia e gostava de fazer, por isso, ficar naquela cadeira era tão sufocante e angustiante. Mas Lou, nunca viveu nada de diferente, nunca correu atrás dos sonhos ou de ter aventuras. Pessoas diferentes, com pensamentos opostos, mas vemos bem que quando Lou passou a conviver com Will ela experimentou coisas totalmente diferentes, como ver filmes com legendas, por exemplo.

Como cada livro, esse trás uma mensagem importante e cada um absorve da forma que tem que absorver no momento em que está lendo essa história. Quando eu li, não tinha muita coisa que eu deveria refletir, mas alguns anos depois, essa história ainda me deixa abalada e de certa forma me fez pensar no que eu estava fazendo com a minha vida. Eu não sou bem o tipo de pessoa que adora aventuras, mas cada um vive a sua vida como acha que vai ser o mais proveitoso possível, eu decidi correr atrás do meu sonho. E você? Está vivendo sua vida ao máximo?

“Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível.”

Jojo Moyes

Um comentário em “[ RESENHA ] COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ – JOJO MOYES

Deixe um comentário