[ RESENHA ] LIGAÇÕES – RAINBOW ROWELL

Título: Ligações
Título original: Landline
Autor (a): Rainbow Rowell
Editora Novo Século, 2015
Classificação: ★★★★

Será que a vida de todos depois de casado muda tanto? Será que sempre se torna aquela coisa chata e monótona que a gente vê em alguns filmes e livros? Bom, esse livro conta mais uma história de romance entre um casal, que achou que estava tudo perdido.

“Um divertido e comovente olhar sobre amor, casamento e segundas chances.”

George McCool sabe que seu casamento está estagnado. Tem sido assim por um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, e ele também a ama, profundamente, mas o relacionamento entre eles parece estar em segundo plano a essa altura. Talvez sempre esteve em segundo plano. Dois dias antes da tão planejada viagem para passar o Natal com a família do marido em Omaha, Georgie diz a ele que não poderá ir, por conta de uma proposta de trabalho irrecusável. Ela sabia que ele ficaria chateado, Neal está sempre um pouco chateado com Georgie, mas não a ponto de fazer as malas e viajar sozinho com as crianças.

Então, quando Neal e as filhas partem para o aeroporto, ela começa a se perguntar se finalmente conseguiu. Se finalmente arruinou tudo. Mas Georgie estava prestes a descobrir algo inacreditável: uma maneira de se comunicar com o Neal no passado. Não se trata de uma viagem no tempo, não exatamente, mas ela sente como se fosse isso uma oportunidade única para consertar seu casamento, antes mesmo de acontecer. Será que é isso mesmo que ela deve fazer? Ou ambos estariam melhor se o seu casamento jamais tivesse acontecido? Será que a vida para os dois seria tão diferente assim?

Esse livro trouxe mais reflexões do que eu esperava. Na verdade, eu não conhecia a autora, então não sabia o estilo de escrita e nem o estilo de história que ela geralmente escreve. Eu ganhei o livro de aniversário e fiquei com um pouco de receio de ler, porque não era um livro que eu queria na época e não conhecia a história, mas quando eu dei uma chance tudo ficou diferente. Aos poucos eu fui entendendo a temática e a verdade por trás de tudo o que vinha sendo contato ali. Quando se coloca o trabalho na frente de tudo e todos, alguma coisa sempre fica para trás e quando se é família ou amigos, pode ser muito difícil ter isso de volta.

Alguns relacionamentos são mais complicados que outros e algumas pessoas desistem mais fácil que outras. Mas nessa história nós encontramos duas pessoas dispostas a fazerem tudo para voltarem a ser o que costumavam ser, um casal feliz e com tempo para si. O legal é que durante todo o tempo da história a protagonista conversa com um Nael mais novo e igualmente disposto a fazer de tudo para fazer as coisas darem certo, nesse caso, Georgie sempre colocou algum tipo de dificuldade durante o relacionamento dos dois sem perceber. O que me deixa até triste, mas não deixa de ser uma verdade vivida por muitos casais. Eu fico feliz por ela ter percebido o erro antes que fosse tarde demais, coisa que quase a maioria não consegue antes de perder tudo.

“Um Young Adult ou um livro para adultos? Rowell é talentosa o suficiente para não ser categorizada. Ligações pertence a um gênero próprio.”

The New York Times

Deixe um comentário