[ RESENHA ] MINDHUNTER – JOHN DOUGLAS E MARK OLSHAKER

RESENHA – MINDHUNTER

Título original: Mind Hunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit
Autor (a): John Douglas e Mark Olshaker
Editora Intrínseca, 2017
Classificação: ★★★★★

Que livro incrível!

Para quem gosta de séries criminais e de investigação, esse livro é uma obra prima. Para aqueles que conhecem a famosa série que passa na AXNCriminal Minds, entende bem como funciona o setor de perfis do FBI, mas você sabe como ele foi criado?

Sinopse:

Assassinos e estupradores em série costumam ser os criminosos violentos mais desconcertantes, perturbadores e difíceis de capturar. Isso ocorre porque geralmente são motivados por fatores muito mais complexos do que as emoções básicas, o que torna seus padrões mais confusos e os distancia de outros sentimentos normais, como a compaixão, a culpa e o remorso. Às vezes, a única maneira de capturá-los é aprendendo a pensar como eles.

John Douglas foi o responsável pela criação do setor de análise comportamental do FBI. No começo, ninguém acreditava muito no que ele propunha, mas com o passar do tempo e a prova do que ele fazia realmente funcionava, o trabalho dele começou a ganhar visibilidade até o dia em que as pessoas o procuravam sem parar em todos os cantos dos Estados Unidos.

Com detalhes bem macabros, ele conta como resolveu cada um dos casos de assassinato que apareciam em sua mesa. Desde o momento em que analisava as cenas dos crimes até a determinação do perfil. Douglas conta todo o processo de criação do perfil, explicando o motivo para cada detalhe, como o sexo, a idade, se o assassino era do estado ou não.

Durante 25 anos de trabalho no FBIDouglas conheceu vários assassinos e os entrevistou pessoalmente para montar sua pesquisa sobre o comportamento e para entender exatamente o que se passava na mente de cada um deles na hora de assassinar alguém. Posso dizer que a pesquisa foi extensa pelos relatos dele no livro e é extremamente interessante.

Como sempre gostei de séries como Criminal Minds, ler o livro escrito pelo criador do setor que é mostrado na série me trouxe uma sensação muito boa de nostalgia. Douglas começando a desenvolver o perfil de vários assassinos e acertando, assim como na série é muito legal de presenciar, seja vendo ou lendo.

Vou deixar claro que esse livro não é ficcional, é mais como uma biografia do John Douglas e sua presença no FBI. Ele trás muita análise e dados reais, então é interessante para quem está estudando criminologia ou só tem interesse por essa área.

“Comportamento reflete personalidade.”

John Douglas

2 comentários em “[ RESENHA ] MINDHUNTER – JOHN DOUGLAS E MARK OLSHAKER

Deixe um comentário