[ RESENHA ] O DIÁRIO DE UMA PAIXÃO – NICHOLAS SPARKS

Título: Diário de uma paixão
Título original: The Notebook 
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito, 2010
Classificação: ★★★★★

As palavras de amor…

“Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome, em breve, será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou.”

Nicholas Sparks

É isso que encontramos assim que abrimos o livro. Logo embaixo tem uma frase que eu concordo com todas as forças que eu tenho e ela tem as seguintes palavras: “Assim tem início uma das mais comoventes e intensas histórias de amor que você lerá na vida…”. Eu não tenho como negar de forma alguma, esse livro entrou para a lista dos que me fizeram chorar no momento em que eu terminei. A história é linda de mais e tão profunda que, para uma pessoa romântica como eu, seria muito complicado não derramar uma lágrima sequer. Vamos para a apresentação da história, nós temos Noah Calhoun,um trabalhador de um serralheria da cidade; e temos Allie Hamilton, filha de uma família rica que decidiu passar as férias de verão em Seabrook Island, Carolina do Sul. É ai que o caminho dos dois se cruzam. Em um parque de diversão dessa cidade pequena, os dois se encontram e a história de amor de verão começa e este acaba tornando-se o verão mais incrível para os dois, até Noah decidir se alistar no exército para ajudar seu país na guerra e as férias acabarem.


Noah passou 365 dias escrevendo cartas para Allie, que nunca as recebeu porque sua mãe sempre pegava as cartas e as escondia da filha. Claramente, a família não gostava de ver sua garotinha apaixonada por uma pessoa pobre e sem conexões. Esses ricos, sempre tentando aumentar ainda mais a riqueza. Enfim, como Allie não recebe nenhuma das cartas nunca as respondeu, então temos duas pessoas magoadas por causa de uma: Allie, achando que Noah a esqueceu por nunca a ter mandado uma carta e Noah, achando que estava sendo ignorado por nunca ter recebido uma resposta. No fim da guerra, ele volta para casa e descobre que seu pai lhe comprou a casa que ele tanto queria e que um dos momentos do verão tinha levado seu amor para conhecer, assim como tinha prometido a Allie, ele dedicou que durante os próximos anos iria reformar a casa. Porém, sem saber o porque de nunca ter recebido uma resposta se tornou um homem solitário sem a pessoa que ele amava por perto.


Sete anos se passaram. Allie está noiva de Lon, um cara de família tradicional e rica que ela conheceu quando foi voluntária para cuidar dos feridos da guerra e é claro que seus pais apoiaram o casamento. Por que não iriam? No dia da prova do vestido de casamento ela encontra uma reportagem com a foto de Noah em frente a casa reformada e decide vê-lo pessoalmente, ou era a casa, se pensar poderia ter sido uma das desculpas que ela deu para si quando arrumou as malas e disse que passaria uns dias fora. Depois disso as coisas aconteceram bem rápido, ela e Noah voltaram a conversar e aquela chama de amor entre dois volta a acender como se não tivessem ficado anos separados.


No final, eles descobrem exatamente o que tinha acontecido e vemos a escolha que ela precisa fazer. Durante a narrativa a gente acaba fazendo ligações entre a história contata e ao que se passa por trás, já que tudo está sendo contato por um senhor lendo um velho diário à uma senhora. Lá para a metade nós descobrimos a real identidade dos dois, quando percebemos que o senhor é Noah e senhora, Allie. Os dois estão em um asilo, ele por escolha e ela por necessidade, já que sofre de Alzheimer e não se lembra do marido e dos filhos. Todos os dias Noah se encontra com ela e conta uma parte da história dos dois, apesar de falar que não espera que ela se lembre dele, a gente pode ver que no fundo ele tem sim esperança de que em algum momento isso aconteça.


Eu vou parar por aqui e deixar para que imaginem o que acontece depois ou leiam o livro e descubram, mas garanto que do começo ao fim a história te prende e te faz sentir o amor que existia entre os dois, mesmo depois de muitos anos. Esse livro também ganhou adaptação para o cinema, então também coloquem na lista para assistirem! Eu recomendo sim esse livro para aqueles que ainda não leram e não conhecem a história; e para aqueles que apenas assistiram ao filme, eu aconselho que leiam o livro.

Deixe um comentário