[ RESENHA ] OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DAS CINZAS – CASSANDRA CLARE

Informações sobre o livro:

Título original: City of Ashes
Autor (a): Cassandra Clare 
Editora Galera Record, 2012
Classificação: ★★★★★

A segunda parte da saga Os Instrumentos MortaisCidade das Cinzas, trouxe um pouco mais do sarcasmo de Jace e da adaptação da Clary nesse mundo que ela caiu de cabeça. Claro, que vemos aqueles personagens familiares, como o Alec, Isabelle, Luke e Magnus.

Cidade das Cinzas, para mim, foi um livro importante para história de uma forma mais suave. Por que eu digo isso? Porque ele apresenta um pouco mais dos personagens, mostra características e situações que no primeiro livro, Cidade dos Ossos, não conseguiu mostrar de forma completa. Por exemplo, nessa continuação, a presença de Valentim é bem mais forte e conseguimos entender as motivações reais dele. O que eu particularmente, gosto bastante, porque mostra um vilão bem conciso e que acredita realmente no diz, sendo tão convicto que pode até fazer o leito acreditar de verdade nos pensamentos dele.

“- Luke, Valentim me disse uma coisa no navio, uma coisa sobre…
– Nada de bom começa com as palavras “Valentim me disse” – resmungou ele.”

Cassandra Clare

Para aqueles que gostam de saber da parte do romance, temos um pouco dele sim. Mas encontramos uma situação bem “estranha” acontecendo entre os personagens. No primeiro livro da série nós percebemos que Simon sempre gostou da Clary muito mais como amiga, e ela, quando conheceu Jace, acabou se apaixonado mais do que esperava. Porém, a descoberta que na verdade os dois são irmãos deixou os sentimentos entre eles bastante bagunçados. Então, estamos meio que em um triangulo amoroso da forma mais estranha que se pode imaginar.

Bom, esse livro tem os altos e baixos. Apresenta novos personagens para a saga, o que eu adorei, conhecer mais histórias que podem ser mais desenvolvidas depois e virarem uma parte importante para todo o enredo, quem sabe? Nós temos ação e momentos de tensão, escolhas difíceis a serem feitas e revelações. Apesar de parecer um segundo livro de introdução do mundo e dos personagens, não acho que ele tenha menos importância do que todos os outros livros da saga.

“Quando você realmente ama alguma coisa, nunca tente conservá-la do mesmo jeito para sempre. Precisa deixá-la livre para mudar.”

Cassandra Clare

Espero que tenham gostado, um abraço! 😘

Um comentário em “[ RESENHA ] OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DAS CINZAS – CASSANDRA CLARE

Deixe um comentário