[ RESENHA ] OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DO FOGO CELESTIAL – CASSANDRA CLARE

RESENHA – OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DO FOGO CELESTIAL

Título original: City of Heavenly Fire: The Mortal Instruments
Autor (a): Cassandra Clare
Editora Galera, 2014
Classificação: ★★★★★

Reler um livro é reviver tudo de novo. As emoções, os acontecimentos, as angustias, as lembranças. Cenas que eu não lembrava que tinham acontecido me atingiram como turbilhão. Acho que a Cassandra Clare não teria melhor maneira de terminar uma saga, como fez com os Instrumentos Mortais.

Esse último livro, Cidade do Fogo Celestial, trouxe muitas dúvidas, muitos momentos que imaginei que as coisas poderiam não dar certo (apesar de saber que iriam). Os cinco primeiros livros me levaram em uma viagem novamente e no último, mais uma vez, o clico terminou. Revi os personagens pelos quais me apaixonei profundamente na primeira vez junto com um mundo onde todas as histórias são verdadeiras.

Um livro repleto de ação e momento tensos. Me vi prendendo a respiração várias vezes durante a leitura e até mesmo, lendo mais rápido para ver se tudo iria ficar bem ao final de cada página. Depois de Valentim, seu filho Sebastian foi realmente um vilão bem estruturado e completo, vamos dizer assim. Se é possível gostar de vilões, Sebastian ou Jonathan, é o meu preferido. Em termos de construção de personagem, ele me deixa tão intrigada e faz sentir pena, como se fosse realmente uma pessoa de carne e osso.

Sofri com ele, por ele e por todos os outros que sem descanso lutaram pelo que acreditavam ser o certo. Não era uma luta entre o bem e o mal, mas sim por um bem maior. Correram riscos sem pensar nas consequências e por causa das consequências.

Desde Cidade dos Ossos, eu soube que me apaixonaria por uma história cheia de magia e romance, mas nunca imaginei que chegar ao final me deixaria com vazio tão grande. Mesmo sendo a segunda vez que leio. Livros com histórias assim, devem ser passados para frente, apesar de trazerem a fantasia como ponto principal, ele tem assuntos importantes: amor e amizade.

Quando li a primeira vez, não entendi muitas das coisas que foram apresentas voltadas para esse tema. Agora, depois de alguns anos, muitas das palavras que estavam nas páginas desse livro me atingiram de forma bem mais poderosa. O significado foi bem maior.

Uma experiência incrível. Uma história incrível.

Se eu recomendo? Com um grande SIM.

” Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis.”

Clary Fray

Deixe um comentário