[ RESENHA ] OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DOS OSSOS – CASSANDRA CLARE

Título: Os instrumentos mortais: Cidade dos Ossos
Título original: City of bones: The Mortal Instruments
Autor (a): Cassandra Clare
Editora Galera Record, 2010
Classificação: ★★★★★


            Eu precisei reler esse livro antes de escrever essa resenha. Apesar de eu lembrar de forma geral o que aconteceu na história, eu não tinha certeza do que tinha acontecido em cada livro, então, eu precisei reler!

“O primeiro ‘encontro’ de Clary e Jace não poderia ter sido… pior.”

Cassandra Clare

            Tudo começa quando Clarissa Fray, Clary, e seu amigo Simon, vão a uma boate chamada Pandemônio e ela presencia um crime cometido por Jace e outros adolescentes tatuados e equipados com chicotes brilhantes e armas para lá de esquisitas. Ele, é um nephilim, fihos de anjos com humanos, que têm como missão caçar demônios. Ela, uma mundana que não se sabe por que tem o dom da Visão… Mas a diferença entre os dois não impedem que em 24 horas Clary se veja envolvida pelo mundo de Jace e dos Caçadores de Sombras. A mãe dela desaparece e a própria Clary é atacada por um demônio. Aparentemente, ela não tem a quem recorrer além de Jace.

O ponto chave de todo o começo da história são responder perguntas como: “Por que teria um demônio na casa de Clary?”, “Como de uma hora para outra ela tinha o dom da Visão e podia ver o Mundo das Sombras?”. Até ela descobrir a verdade de tudo, muita coisa acontece. Ela conhece o Instituto, um lugar onde os Caçadores de Sombras moram e dão assistência para outros, caso precisem. Conhece os amigos de Jace, Isabelle e Alec, além do tutor que os ensina tudo o que precisam saber durante o seu treinamento, Hodge. O incrível é a velocidade com que ela aceita que seu mundo virou de pernas para ar do dia para a noite e tenta ao máximo se encaixar em lugar que ela acredita pertencer.

Se isso não bastasse, ela descobre que as pessoas que ela mais ama guardaram segredos dela, coisas importantes que a deixaram sem saber em quem confiar ou com agir. E acho que isso foi o mais devastador de tudo, mas com todas as coisas novas acontecendo ela mal teve tempo para pensar sobre isso e apenas precisava agir. Quando seu amigo sumiu e foi parar em um covil de vampiros, por exemplo. Enquanto ela tentava descobrir onde a mãe estava, salvar o amigo e deixa-lo seguro ao mesmo tempo, tentar entender tudo o que estava acontecendo e descobrir novas coisas, não sobra muito tempo para agir como uma adolescente de 17 anos.

Eu conheci essa história por um acaso muito grande! Meu pai ia viajar e queria comprar um livro para ler no avião e ele acabou pegando esse. Quando ele voltou, acabou deixando o livro pela metade e disse que não tinha gostado muito da história quando começou a ler e disse que se eu quisesse ler, provavelmente iria gostar. Ele não mentiu. Na primeira vez que li esse livro terminei em uma semana, se não me engano. Eu simplesmente me apaixonei pela história, logo em seguida descobri os outros livros e comprei todos. Vou aproveitar que estou falando sobre isso e comentar que esse livro ganhou adaptação para o cinema e uma série na Netflix. Minha opinião sobre as duas adaptações é bem simples, eu acho que esse tipo de história é algo para se fazer filme e não série. O filme poderia ter sido melhor, mas ainda me deixou muito mais satisfeita do que a série. Muitas pessoas gostaram, mas tinha muita coisa que fugiu da história real na série e isso me deixou totalmente decepcionada.

Voltar a reler essa série me deixou com uma nostalgia muito grande. Eu nunca pensei que releria alguns dos livros que me deixaram ainda mais apaixonada pela leitura, mas quando vi que a lista era grande não pensei duas vezes. A série do Instrumentos Mortais é uma delas e eu me sito feliz de estar relembrando uma história cheia de aventuras e coisas novas como essa trás.

3 comentários em “[ RESENHA ] OS INSTRUMENTOS MORTAIS: CIDADE DOS OSSOS – CASSANDRA CLARE

  1. […] Desde Cidade dos Ossos, eu soube que me apaixonaria por uma história cheia de magia e romance, mas nunca imaginei que chegar ao final me deixaria com vazio tão grande. Mesmo sendo a segunda vez que leio. Livros com histórias assim, devem ser passados para frente, apesar de trazerem a fantasia como ponto principal, ele tem assuntos importantes: amor e amizade. […]

    Curtir

Deixe um comentário