[ RESENHA ] STARTERS – LISSA PRICE

Título: Starters
Título original: Starters
Autor (a): Lissa Price
Editora Novo Conceito, 2012
Classificação: ★★★★★

            Logo que peguei o livro na intenção de entender do que se tratava, me deparei com a parte de trás com uma chamada bastante convidativa. Respondendo a perguntas que dariam uma introdução ou uma ideia do que poderia ser encontrado no livro. E na capa, um resumo simples e básico.

“Sobreviver é apenas o começo.”

Lissa Price

            Starters fala sobre um mundo distópico pós-guerra onde restaram pessoas muito novas e muito velhas. Por causa de uma bomba biológica que foi lançada, com os esporos, uma doença começou a se espalhar e apesar de haver uma vacina preventiva não conseguiram evitar as mortes, já que o governo teve que fazer uma escolha de vacinar as pessoas mais vulneráveis a doença primeiro, como crianças e os idosos. Starters e Enders, como são chamados na história. Então, tendo introduzido o meio em que a história se passa vou apresentar a personagem principal: Callie. Como aconteceu com a maioria dos adolescentes, seus pais morreram por causa da doença, deixando-a e seu irmão, Tayler de 7 anos, para trás. Como eles não tinham mais ninguém a quem recorrer, tiveram que se virar nas ruas enfrentando um grande problema pois Tyler tem uma doença no pulmão, então ficar nas ruas dormindo no frio e sem medicamentos, não era muito aconselhável.


            Dentro desse mundo bastante tecnológico, a vida dos Enders fora expandida, tendo na história pessoas que passaram de 120 anos de idade e por causa disso, leis de aposentadoria foram retiradas e os adolescentes que antes podiam trabalhar meio período a partir dos 16 anos, se tornou proibido. Eu vi isso mais como uma forma de beneficiar os mais velhos, sem motivo nenhum aparente. Enquanto alguns Enders ainda gostavam de trabalhar e seguir sua vida, os mais ricos queriam apenas recuperar os dias de glória e juventude. Pensando nisso, alguém, conhecido como Velho, criou uma empresa onde esses Enders podem alugar corpos (conhecido como banco de corpos) de pessoas mais jovens e reaproveitarem a vida jovem de novo, por um preço bem alto. E sem muita alternativa para ajudar seu irmão a sair da rua, Callie assina o contrato com a Prime Destinations, colocando seu corpo para aluguel de Enders ricos e mesquinhos.


            Porém, algumas coisas acontecem em um de seus alugueis e ela acaba se metendo em uma grande confusão. Ela descobre um plano que sua Inquilina quer colocar em prática e fica um tanto divida no começo, sobre se deve ou não concordar com aquilo, afinal se algo desse errado ela corria o risco de perder o dinheiro que ganharia assim que tempo de aluguel acabasse. É nessa hora que a história vira uma loucura e tudo vira de pernas para o ar. Callie entra em uma vida corrida onde precisa fazer de tudo para sobreviver e ajudar o seu irmão e seu amigo, Michael. Afinal, foram as duas únicas pessoas que restaram e que pode contar de verdade. Durante o caminho ela conhece um monte de gente, faz novos amigos que a ajudam a seguir com plano de sua inquilina, e posso até dizer que fez novos inimigos.


            A história é bem interessante e gostosa de ler, os acontecimentos são frenéticos e as coisas que são contadas acabam sendo interessantes. A ideia de que os idosos possam viver mais por causa da tecnologia avançada, é algo assustador e ainda mais poder alugar corpos de adolescentes para reviverem a juventude? Isso sim é uma tecnologia que eu espero que nunca vire realidade. Mas é legal ver uma perspectiva totalmente diferente de narrativa. Com toda certeza temos muita ficção envolvida, mas para quem acha legal, vai gostar de conhecer essa história. Eu gostei.

Um comentário em “[ RESENHA ] STARTERS – LISSA PRICE

Deixe um comentário