[ RESENHA ] TEMPESTADE DE GUERRA – VICTORIA AVEYARD

Resultado de imagem para tempestade de guerra

Título: Tempestade de Guerra
Título original: War Storm
Autor (a): Victoria Aveyard 
Editora Seguinte, 2018
Classificação: ★★★★★

            Enquanto eu estava lendo o livro, não parei de procurar postagens sobre a história. Não procurando spoilers, mas para saber o que as pessoas estavam achando do livro, afinal, eu podia ao menos me preparar psicologicamente caso encontrasse alguma coisa que indicasse que esse não é mesmo o último livro dessa série incrível. Mas é, infelizmente, acabou.

“Uma aliança prestes a se quebrar. Qual poder será mais forte?”

Victoria Aveyard

            Ainda está bem recente a história na minha memória, não só desse último livro, mas de todos os outros. Eu conheci a série enquanto ela estava em andamento, quando estava terminando de ler o terceiro livro saiu o anúncio que teria um quarto livro. Apesar de ter conhecido essa história incrível pensada por Victoria, quando ela estava prestes a terminar, não muda o fato de que me apaixonei por todos os personagens, tive raiva de uns e vontade de jogar o jarro na cabeça de outros. A história é tão intensa e tão apaixonante que vou sentir saudade de poder encontrar os personagens novamente.


            Mas voltando para o livro: intriga atrás de intriga, farpa atrás de farpa. A frase que eu venho deixando bem clara desde o começo se fez valer ainda mais nessa última parte. O livro não para! O tempo todo tem conflito, entre eles e contra os outros, que para absorver todas as coisas que estavam acontecendo demorou um pouquinho. A gente tem a presença forte de Norta, Lakeland, Piedmont e Montfort nesse livro. Os “sanguenovos” ou “rubros”, em peso, mostrando o quão seu sangue, mesmo que vermelho, é cheio de poder. Os prateados completamente perdidos de frente de tantas mudanças acontecendo em meio ao conflito que não acaba, sem tempo para parar e perceber que eles não são mais os donos do mundo como achavam que eram.


            Claro que para a parte final dessa narrativa, Victoria nos presenteou com a chance de ver todos os lados possíveis da história. A gente tem Mare, contando sua perspectiva em boa parte do livro. As tramas da Guarda Escarlate e suas parcerias. Evangeline, mostrando que apesar da casca grossa que ela aparentava ter antes, ela tem um coração ali, sempre se preocupando com seu irmão e seu amor. Vou confessar que no fim, eu acabei gostando das atitudes que ela tomou, apesar de algumas terem sido egoístas, tem momentos que ser egoísta é a melhor opção. Tivemos o olhar de Iris Cygnet, a rainha de Norta/princesa de Lakeland, com suas façanhas e planos sempre elaborados juntamente de sua mãe e irmã, outras personagens que apareceram e tiveram um papel muito importante para esse final. E para completar, eu pude ver meus amados Calore, contando suas versões da história. Tiberias, Cal, e Maven tiveram alguns capítulos e eu simplesmente adorei! Finalmente, conseguimos entrar de verdade na cabeça do irmão atormentado pelo fantasma da mãe e do irmão mais velho assombrado pelo fantasma do pai, achando que existia apenas uma escolha a se fazer.


            Apenas me restou o sentimento triste por ser o fim, mas também queria dizer que eu esperava um pouco mais de alegria no final. Todos os personagens sofreram tanto durante todo esse tempo, com perdas de pessoas, com escolhas que as machucaram, juro que eu esperava um final diferente e não um tão solitário. Mas eu compreendo o motivo e a verdade por trás desse fim que foi pensado para a história, mesmo que eu sempre espere um final feliz, sei que o que foi feito teve que ser feito. Dei 5 estrelas como classificação, mas merece muito mais, acreditem.

Um comentário em “[ RESENHA ] TEMPESTADE DE GUERRA – VICTORIA AVEYARD

Deixe um comentário