[ RESENHA ] UM AMOR PARA RECORDAR – NICHOLAS SPARKS

Título: Um amor para recordar
Título original: A walk to remember
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito, 1999
Classificação: ★★★★

            Seguindo a linha de escrita e pensamento, Nicholas Sparks com toda certeza não mudou muita coisa até os dias de hoje. Ainda me surpreendo em como ele conhece criar tantas histórias diferente e tão parecidas ao mesmo tempo.

No livro nós temos o olhar de Landon Carter. Um garoto de 17 anos pouco preocupado com o que vai ser do seu futuro se ele continuar indo mal na escola. Ele faz parte daquele grupo de alunos que estão sempre fazendo brincadeiras sem graça, tirando sarro das pessoas e fazendo com que os outros se sintam mal. Pois é, aquele típico estereótipo que vemos em histórias americanas. Mas aí, ele conhece Jamie Sullivan, a garota certinha e filha do pastor da pequena cidade onde moram. E diferente dele, Jamie tem ideia do que pretende fazer com seu futuro e sonha com ele sempre. Como eles estudam na mesma escola, não é muito difícil de imaginar que por ela ser quieta, sempre andar olhando para o chão e nunca se meter em problemas, ela seria um alvo do grupinho que ele faz parte.

No último ano a escola estava preparando uma peça de Natal com os alunos e Jamie seria um dos personagens principais, em um ato de tornar a peça ainda melhor imaginando que seria algo importante para seu pai, ela convida Landon para ser o personagem que iria contracenar com ela. Mesmo com relutância, ele aceita. Acho que ele ter dito sim para isso mudou todo o rumo da história já que acabariam passando mais tempo juntos e, apesar das diferenças, algo acaba acendendo entre os dois. O pai de Jamie, ficou com medo por causa da reputação do garoto e os amigos de Landon não gostaram muito, mas, quando se ama alguém de verdade essas são barreiras a serem ultrapassadas, certo?

Não preciso dizer que os dois viveram um romance maravilhoso e lindo. Cada momento vivido pelos dois deveria ser, sem dúvida, o sonho das adolescentes mais românticas e principalmente estaria incluso encontrar uma pessoa como Landon, vamos colocar dessa forma. Os dois acabam se aproximando cada vez mais e Jamie se torna uma pessoa cada vez mais especial para Landon, mudando totalmente sua perspectiva do mundo, de uma forma boa. Ela o incentivou a correr atrás de um futuro, estudar e entrar em uma boa faculdade porque era o que ele queria, mas ninguém acreditava que ele seria capaz até ela aparecer. As vezes as pessoas têm tudo para seguirem seus sonhos e só precisam de um empurrãozinho, alguém que fale “Você consegue, você é capaz.” e ela foi essa pessoa para ele.

No prólogo do livro nos encontramos com o Landon com seus 57 anos, formado em medicina por uma boa universidade. Ele comenta brevemente o que acontece na história que vamos ler em seguida e em uma das partes, ele diz o seguinte: “Esta é minha história e prometo contar tudo. No início você vai sorrir e, depois, chorar; não diga que não avisei.”. Eu não cheguei a chorar, como ele disse que eu faria, mas pude sentir a imensa tristeza que ele passou. Agora é a parte em que eu falo sobre o fato triste da história sem realmente contar o que aconteceu. Sim, Landon passou por momentos muito tristes durante sua jornada e você se entristece com cada situação, o medo que ele sente e como ele fica perdido durante esse período ficam claros.

O amor dos dois fica claro a todo instante desde que ele começou a se relacionar com Jamie e isso mantém até o final da história, quando ele fala que está sempre revivendo as lembranças. “Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria.”, nesse trecho a gente vê o quanto ele gostaria de ter tudo de novo, mas não pode. Eu acredito que a mensagem principal desse livro é a de que temos que aproveitar nossa vida da melhor forma possível com as pessoas que amamos, e guardar cada momento na memória para podermos revive-los de alguma forma mesmo depois que eles forem embora.

Deixe um comentário