[ RESENHA ] UM HOMEM DE SORTE – NICHOLAS SPARKS

Título: Um homem de sorte
Título original: The Lucky one
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito, 2008
Classificação: ★★★★

            Como podem ver a essa altura, muitas histórias do Nicholas Sparks sempre tem a mesma essência e ideia de acontecimentos. O romance sempre é o ponto principal da história, sendo que ele aparece de formas diferentes.


            Em um homem de sorte, temos dois personagens principais: Logan Thibault e Elizabeth. Logan é um fuzileiro que durante uma de suas missões no Iraque ele encontra uma foto de uma moça sorridente na areia. Quando ele volta para a base deixa a foto no quadro de avisos, afinal, pode ser de alguém e essa pessoa pode estar procurando. Porém, muitos dias se passam e o dono não aparece, então ele decide pegar a foto de volta e no mesmo instante ele começa a ter uma súbita onda de boa sorte. E como tinha acontecido depois de ter pego a foto ele fez a associação, então acabou considerando aquela foto seu amuleto da sorte. Quando ele volta para os Estados Unidos, decide encontrar a pessoa daquela foto. Ele e seu cachorro começam uma grande jornada, atrás de seu amuleto da sorte.


            Enquanto isso, do outro lado com Elizabeth. Ela mora com a mãe e o filho, em uma casa enorme de grande, além de terem um canil. Elizabeth se divorciou e agora compartilha a guarda do filho, apesar desse ex marido não a deixar em paz em momento nenhum durante a progressão da história. Chega a ser chato e doentio o quanto esse homem ainda insiste em uma coisa que já está acabada, poderia até dizer que é um comportamento bastante obsessivo da parte dele. O interessante é que o filho nesse meio parece entender o que está acontecendo e não se sente nenhum pouco confortável perto do pai, principalmente quando ele precisar ir com ele por causa do acordo da guarda. Nesses momentos a gente tem toda certeza de que o garoto não gosta muito do pai.


            Quando os dois se encontraram o romance não acontece de primeira, mas já dar para ver que os dois sentem certa atração um pelo outro apenas por causa das pequenas coisas que vão acontecendo entre eles de forma gradual. Ele começa a trabalhar no canil para ela, ajudando em coisas que Elizabeth e a mãe não conseguiam resolver antes, então, o bom senso dele de tentar se esforçar ajudou muito para que ela se apaixonasse por ele. E aos poucos tudo vai se encaixando, só o que ela não sabe é que ele foi a cidade realmente para encontrar com ela. Eu lembro de uma parte do livro em que eles estão conversando e em algum momento Elizabeth pergunta a Logan o que ele foi fazer naquela cidade, a reposta foi um simples: “Encontrar você.”, o que não era mentira, mas ela não sabia o contexto real dessa resposta.


            Como sempre é preciso um clímax para deixar as coisas mais emocionantes, alguém conta para Elizabeth o real motivo para Logan ter ido à cidade, ela fica uma fera por saber a verdade e pede para ele nunca mais voltar a se relacionar com a família dele. Mas claro que em momentos assim, depois de um tempo de espaço para cada um pensar algum dos lados volta atrás e corre para pedir desculpa e enfim, normal de sempre. Muita coisa acontece durante esse tempo que mudou a vida dos dois, da forma mais brusca que poderia existir.


            Um homem de sorte é um livro bom, interessante que fala de acasos e como a crença as vezes faz com que a gente faça loucuras. Essa história também tem filme, tendo Zac Efron como Logan, então para quem é fã dele, vale a pena conferir. Para quem não é, vale a pena também, o filme é bom e a história é boa. É besteira dizer que recomendo esse livro, porque a maioria dos livros do Nicholas Sparks sempre serão meus primeiros na lista de recomendação para quem gosta de romance.

Deixe um comentário