[ RESENHA ] UM PEDIDO ÁS ESTRELAS – PRISCILLE SIBLEY

Título: Um pedido às estrelas
Título original: A promisse of stardust
Autor (a): Priscille Sibley
Editora Benvirá, 2013
Classificação: ★★★★

            Esse não foi um livro fácil de ler, eu confesso. Mas garanto que a história e a mensagem que ele carrega são fortes o suficiente para não esquecer do que foi passado mesmo depois de anos.

“E se você tivesse que decidir sobre a vida e a morte de quem você ama?”

Priscille Sibley

O livro trás a história de Matt e Elle. Ele a segurou nos braços pela primeira vez quando tinha dois anos; dezessete, quando a beijou sob um céu cheio de estrelas cadentes e trinta e três quando a convenceu a se casar com ele. Agora os dois, profundamente apaixonados, têm tudo, menos o tão desejado filho. Foram várias tentativas, e, apesar da profunda tristeza a cada perda, Elle nunca pensou em desistir. Matt, por outro lado, resistia, preocupado com a saúde da mulher, que quase morrera na última gestação. Elle, no entanto, sofre um acidente gravíssimo. No hospital, Matt recebe a pior e a melhor noticia de sua vida: ela nunca mais se recuperaria, e está grávida de dias.

Apesar do quadro irreversível, Elle tem uma chance, ainda que mínima, de gerar aquele bebê. E Matt tem certeza de que este seria seu último pedido. Mas Linney, mãe de Matt, tem um documento em que Elle expressava seu desejo de não ter a vida prolongada por métodos artificiais. Linney não tem escolha a não ser fazer valer a vontade da nora e entrar na justiça contra o próprio filho para que desliguem os aparelhos imediatamente. Linney e Matta, mão e filho, serão colocados um contra o outro. Na justiça, lutam por aquilo que acreditam ser o certo e o que pensam que seria o desejo de Elle, em uma batalha judicial controversa que envolverá muito mais que uma única família e uma única vida.

Quando eu falei que não foi um livro muito fácil de ler, não quis dizer que ele é ruim ou chato. Mas sim por causa do tema e do conteúdo que ele traz. Uma briga entre mãe e filho, onde os dois estão discutindo o bem para o bem de uma pessoa que ambos conhecem desde bebê, é algo bem complicado. É colocado princípios, família, escolhas em frente a tudo e você parece não saber mais qual o certo quando se pensa em todas essas coisas. Enquanto a mãe, defende o fato de que a nora não queria se manter viva caso algo acontecesse por escolha dela, é intrigante, porque foi algo que Elle deixou para trás bem antes de pensarem que qualquer coisa poderia acontecer. E mesmo sabendo disso, Matt não pode desligar as máquinas porque tem uma chance de ver o filho ou filha nascer e crescer, realizando um sonho que os dois sempre tiveram juntos.

Provavelmente Matt teria aceitado os termos na esposa se não tivesse outra vida crescendo dentro dela antes de acontecer o acidente. Mas com essa vida ali dentro ele se divide entre matar duas vidas. É um assunto bem complicado que foi colocado de uma forma bem suave dentro de uma história linda e de partir o coração. Um tipo de história que todos deveriam ler pelo menos uma vez e pensar: “O que eu faria nessa situação?”

“De vez em quando você lê um livro que o faz lembrar por que ama ler. Por que você fica acordado até tarde, perde o sono… Um pedido às estrelas é um deles.” 

Examiner

Deixe um comentário