[ RESENHA ] UM PORTO SEGURO – NICHOLAS SPARKS

Título: Um porto seguro
Título original: Save Heaven
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora Arqueiro, 2010
Classificação: ★★★★

            Nicholas Sparks e suas bem-feitas obras que nunca cansam de surpreender com a quantidade de coisa ruim que pode acontecer na vida das pessoas, e em ‘Um porto seguro’ não foi diferente. Katie acabou de se mudar para a pequena cidade de Southport, Carolina do Norte e acaba chamando um pouco de atenção dos moradores do local, já que poderia ser considerado um lugar que poucas pessoas escolheriam como primeira opção para morar. Porém, o passado que mantém em segredo pode até ser considerado uma explicação pela escolha do local. Katie tenta ao máximo não criar nenhum laço com ninguém na cidadezinha, mas por causa de alguns acontecimentos, ela acaba ficando amiga, com certa relutância, de Alex e seus filhos e Jo, sua vizinha.
            Mesmo que estivesse tanto evitar, ela acaba se tornando próxima dessas pessoas e aos poucos vai tendo a sensação de que tudo vai ficar bem, acaba baixando guarda se deixando aproveitar das poucas amizades e proximidade que tem com elas, criando aos poucos raízes naquele lugar que nunca achou possível. Á medida que o tempo foi passando, Katie começa a se apaixonar pelo Alex e sua família, porém, o timing não foi muito bom já que quando ela começou a sentir que estava pronta, ou ao menos que poderia dar uma chance, um fantasma do seu passado volta e começa a atormentar sua paz. E no fim ela acaba tendo que enfrentar tudo o que a fez mudar de cidade quando fugiu.
            O que realmente me deixou focada na história foi o motivo pelo que levou Katie a fugir de sua cidade, para uma onde ela poderia se sentir segura ou tentar. Não vou falar que motivo foi esse, terão que ler para descobrir, mas quando eu estava lendo a história acreditei que a escolha que ela fez não foi a melhor, mas sim uma medida muito desesperada. Ela teve ajuda para conseguir se livrar da situação em que se encontrava e ir procurar um lugar novo, onde poderia recomeçar. Como comentei no começo, Nicholas sempre arruma um jeito de deixar os personagens com traumas que os fazem repensar duas vezes antes de tomar qualquer tipo de decisão.
            Agora posso dizer que a narrativa é caprichada, sempre deixando aquele gostinho de quero mais para saber o que vai acontecer. Diferente das outras histórias que as vezes chegam a ser mais paradas, essa história tem um pouco de tensão rolando, já que Katie vive olhando por cima dos ombros com medo de seus fantasmas voltarem para assombra-la e a gente que está lendo consegue sentir essa tensão no ar, eu fiquei o tempo todo nervosa e ansiosa. Sentindo o medo que ela sentia.
            No fim do livro, conseguimos ter o final feliz que a gente tanto espera em histórias de amor, principalmente as que são escritas pelo Nicholas Sparks. Sempre mostrando que o amor pode e vai superar todas as barreiras que forem aparecer, tentando impedir quem se ama realmente ficar junto quando todos os problemas passarem. O título pode ter duas interpretações, a primeira sendo o lugar em si, Southport, ser o lugar seguro que ela encontrou e a segunda pode ser as novas relações que ela criou ao se mudar, sendo seu novo porto seguro as pessoas que ficaram ao seu lado.

Deixe um comentário