[ RESENHA ] UMA LONGA JORNADA – NICHOLAS SPARKS

Título: Uma longa jornada
Título original: The longest Ride
Autor (a): Nicholas Sparks
Editora Arqueiro, 2013
Classificação: ★★★★

Depois de um bom tempo, estou voltando a trazer mais alguns livros do Nicholas Sparks para vocês. Eu ainda devo ter mais alguns depois, mas é impossível não se apaixonar pelas histórias de amor que ele escreve.

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra de momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mão e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nessa longa jornada que é a vida.

Todas as histórias do Nicholas Sparks mostram amores que muitas pessoas sonham para suas vidas e de maneiras que não são irrealistas assim. Isso todos conhecemos e sabemos bem. As várias versões de histórias já criadas por ele são únicas e ao mesmo tempo trazem sempre o mesmo tempero que ele coloca, se formos comparar os livros com pratos de um restaurante. Isso a gente já conhece muito bem, a questão em si é que o resto dos ingredientes ele sempre muda e com isso eu quero dizer os personagens. São sempre figuras diferentes, com vidas diferentes das histórias anteriores e o amor que eles sentem, surgem de formas também diferentes. Várias versões do que o amor pode ser para todas as pessoas.

O que me chamou atenção nessa história foi poder ver dois casais com vidas bem distintas e com um grande intervalo de diferença se encontrarem em algum momento. E não foi um encontro qualquer, foi um encontro que mudou a vida dos dois lados, apesar de Ruth já ter falecido, a história dela estava sempre viva com Ira então, de forma indireta, ela estava presente. O grande momento da história é realmente no final, onde a grande mudança acontece, deixando o rumo da narrativa em outro nível. Porque em um momento você sabe o que vai acontecer, o que vem em seguida e aí, uma coisa acontece e muda tudo o que achou que viria nas páginas que faltavam.

Eu sou bem suspeita por amar os livros do Nicholas Sparks, quem olhar o histórico no blog vai ver a quantidade de resenha sobre livros dele. Eu tenho o meu preferido, mas sempre gosto de ler as novas histórias que ele escreve, porque eu aprendo de mais e de formas diferentes. Como uma pessoa que sonha em ser escritora, eu analiso cada diferente entre os livros. Como leitora, eu aprecio cada página de romance que ele escreve maravilhosamente bem.

Deixe um comentário