[ RESENHA ] MENTES SOMBRIAS – LIVRO X FILME

Comparação da adaptação do livro MENTES SOMBRIAS

Resultado de imagem para mentes sombrias filme

Depois de ler o livro e ver o filme – nessa ordem – decidi fazer uma resenha falando sobre o que eu achei da adaptação. Vou tentar citar suas semelhanças e diferenças, cenas que entraram, quais não e quais eu queria que estivessem sido representadas sem contar spoilers, eu juro!

Para aqueles que não sabem do que se trata a história, podem acessar aqui a resenha do livro para conhecer um pouco.

Agora vamos conhecer um pouco sobre o filme!

Treiler:

 Elenco:

  • Amandla Stenberg: Ruby Daly
  • Harris Dicknson: Liam Stewert
  • Patrick Gibson: Clancy Gray
  • Miya Cech: Suzume “Zu”
  • Skylan Brooks: Charles “Chubbs/Bolota”
Resultado de imagem para mentes sombrias filme

Então, vamos lá.

Assim que eu terminei de ler o livro fiquei me coçando para ver o filme e não pude esperar. Eu tinha visto o trailer e fiquei muito ansiosa para ler o livro. Uma coisa levou a outra.

Enquanto eu assistia o filme as cenas narradas no livro começaram a tomar forma. Claro que, como é uma adaptação nem tudo entra no filme e algumas coisas precisam sofrer algumas mudanças para caber dentro do meio cinematográfico. Tentei assistir o filme com isso em mente, para evitar que me decepcionasse. E bem, não me decepcionou.

O filme não começou exatamente com a primeira cena do livro, mas a que escolheram foi perfeita para ambientar e mostrar um pouco do que estava para acontecer aqueles que não conhecem a história, e até certo ponto se manteve assim, seguindo sua própria linha de acontecimentos, mostrando acontecimentos que foram sim citados no livro. A escolha da diretora Jennifer Yuh Nelson de fazer dessa forma deixou claro o que estava acontecendo, não tenho o que reclamar desse começo.

A partir do momento em que as coisas começaram a seguir a sequência do livro, foi quando comecei a ficar mais atenta. Eu senti falta de um dos personagens que aparecem no começo da história, não sei dizer qual foi o motivo de tirarem ele do filme, mas no livro ele tem uma parte importante na forma da Ruby pensar. Também senti falta de algumas cenas que mostravam o comportamento do Liam, Zu e Bolota a presença da Ruby no pequeno grupo, de certa forma me pareceu meio apressado.

No livro encontramos muitas cenas de ação, vemos o tempo passando e o grupo de crianças descobrindo como as coisas funcionam e passando por momentos de tirar o fôlego mesmo, no filme, me pareceu um pouco fácil demais. Fora que existe aquela diferença entre a personagem do livro e filme, eu particularmente, gostei de como a Ruby ficou forte e determinada na adaptação, mas eu gostaria que tivesse digo gradual como foi no livro.

Em termos de ambiente: tudo perfeito. Assim como eu imaginei. Os lugares que eram mostrados no livro foram muito bem representados no filme e eu simplesmente amei as semelhanças.  Nada a declarar sobre isso.

Elenco: também perfeito. Eu adorei o fato de terem seguido tão bem a aparência dos personagens e os atores incorporaram muito bem a personalidade que vi no livro, ficou incrível. Eu AMEI a Zu, a atriz casou muito bem.

Se eu for falar sobre as coisas que eu não gostei, são poucas na verdade. Muita coisa ficou tão parecida que até fiquei surpresa enquanto via o filme. Vendo a cena tornando realidade e até cenas que me deixaram confusas durante a leitura ficaram claras na adaptação.

Para quem gosta de ficção científica, com uma pegada mais adolescente, vai adorar. Tem drama, tem ação, efeitos especiais, tudo. A própria editora do livro disse que era uma mistura de X-Man com Jogos vorazes. Eu recomendo o filme, quem ver sem ler o livro vai entender o que está acontecendo de forma clara, mas também acho que para ter a experiência do tipo “Meu Deus essa cena ficou igual a do livro”, seria bom seguir o clichê de ler o livro e depois ver o filme.

Deixe um comentário