Qual a diferença entre uma saga e uma série de livros? Você sabe?

Enquanto escrevia as resenhas dos livros que lia sempre me perguntava: “Esse volume faz parte de uma série de livros ou de uma saga? Como classifico?”. Já tiveram essa dúvida também?

person in white holding book reading

Depois de ficar com isso na cabeça, decidi pesquisar e ver se existia essa diferença. Nesse post, vou trazer a resposta dessa dúvida!

Primeiro, vou falar um pouco sobre os termos e depois vou coloca-los no âmbito dos livros. Vamos lá?

1- Série

O significado desse termo pode mudar de acordo com a sua aplicação. Quando falamos sobre produção em série, por exemplo, a palavra remete à produção industrial ou artesanal que é capaz de fazer um grande número de produtos idênticos.

Quando estamos usando-o na literatura, é usado para fazer alusão a uma forma de narrativa, dentro de um gênero, onde a história é dividida e publicada de forma contínua, e em sua maioria acontecem em um espaço de tempo menor.

Ou seja, pode-se dizer que uma série de livros é aquela que tem sua narrativa contata através de vários livros que são publicados em sequência, relatando tempos curtos.

Um exemplo de série, é Harry Potter.

Temos sete livros para contar toda a história, mas cada um acontece em um ano diferente, seguindo uma ordem cronológica.

FATO INTERESSANTE:

O termo “série” é bastante usado nas bibliotecas para organizar materiais, de qualquer área, publicados com o mesmo título e colocados em uma sucessão de partes, geralmente numeradas ou datadas, que aparecem em intervalos regulares ou irregulares, e que não têm conclusão predeterminada.

2- Saga

A palavra “saga” tem significa lenda ou aventura. Consiste de descrições sobre histórias de personagens famosos de determinada cultura ou religião. São conhecidos três tipos de sagas: as reais, as genealógicas e as históricas.

Quando colocado no âmbito dos livros, a saga retrata narrativas épicas, onde a história tem um objetivo e é retratada em cima disso. Um exemplo que vi enquanto pesquisava foi o do “O Senhor dos Anéis”.

O objetivo da história é claro: eles precisam destruir o anel. Então, durante a narrativa os personagens lutam para que isso aconteça ao final.

Esse termo também pode ser usado para livros que têm uma longa duração, por exemplo, histórias que se passam em anos, épocas e por aí vai.

FATO INTERESSANTE:

Inicialmente as sagas eram transmitidas de forma oral e constituíam o alicerce da literatura da Escandinávia.

Pareceu um pouco confuso? Ou não viu muita diferença?

A verdade é que: os dois termos são muito parecidos, tendo a narrativa como ponto diferenciador entre eles. Enquanto uma tem um objetivo central desde o começo a outra têm acontecimentos que vão sendo criados para que no final algo expressivo aconteça.

E então, ainda existe dúvida?

Deixe nos comentários seus pensamentos ao ler esse post. Vou adorar saber se esse post foi útil para você.

Não esqueça de me seguir nas redes sociais para mais noticias sobre o blog!

Um abraço! 💙

2 comentários em “Qual a diferença entre uma saga e uma série de livros? Você sabe?

Deixe um comentário