[ RESENHA ] OPERAÇÃO RED SPARROW – JASON MATTHEWS

Título original: Red Sparrow
Autor (a): Jason Matthews
Editora Arqueiro, 2014
Classificação: ★★★★

Romance proibido. Traição. Espionagem.

Esse livro tem tudo isso e mais, e quando eu digo muito mais, é muito mais mesmo. A leitura foi bem interessante, principalmente por se passar em um tempo tão atual e pelo autor do livro ter feito parte do serviço secreto dos Estados Unidos, então, temos muitos detalhes legais sobre espionagem.

“O mundo era pequeno demais para que alguém pudesse se esconder nele”

Vanya Egorov

Sinopse:

Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo.

Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.

Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathainel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelara identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR.

Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.

Resultado de imagem para operação red sparrow

Minhas considerações:

A minha vontade de ler esse livro era aprender um pouco sobre espiões e esse mundo de segredos para uma ideia de uma história que eu queria escrever, e caramba, tem tanta coisa que nem tem como comentar.

Uma história sobre espiões é sempre cheia de tensão e perigos, como podemos ver em muitos filmes que tratam dessa temática. O ponto positivo que eu vi nesse livro é que: pelo autor ter sido da CIA as informações ficam muito realistas e passam para o leitor a tensão dos personagens, a sensação de que estão sendo vigiados em todas as esquinas.

A personagem Dominika Egorova, é a principal e ela é uma representação ótima de poder feminino. Ela tem seus medos, claro, quem não tem? Mas ela usa isso para ficar mais forte e seguir em frente. A vida dela não foi fácil em momento nenhum, então todos os sentimentos dela são compreensíveis. Você acompanha fácil a mudança da personagem e crescimento dela no decorrer da história e no final, você só quer que ela tenha um minuto de paz.

Os outros personagens da história são bem montados também, você se afeiçoa e fica com raiva esperando que eles apenas sumam. Então, acredito que a leitura fica gostosa por esse motivo. A ambientação também ajuda bastante, mas acredito que os personagens são a maior parte para me deixar presa em uma história.

De ponto negativo, para mim, foram as cenas finais. A real é que eu esperava um final diferente. Muito diferente, devo dizer. Acho que o autor entende os seus personagens melhor do que ninguém e os finais que eles recebem fazem jus, mas para mim, não me deixou tão satisfeita assim.

Se eu recomendo a leitura? Sim. A história é muito boa e te envolve a ponto de você ir virando as páginas sem parar.

“Nínguém chega a lugar algum quando as paixões se misturam aos negócios (…)”

Dominika Egorova

Um comentário em “[ RESENHA ] OPERAÇÃO RED SPARROW – JASON MATTHEWS

Deixe um comentário