Como eu escolho os nomes dos meus personagens.

Antes mesmo de começar a escrever, eu adorava como os nomes dos personagens nos livros que lia se encaixavam perfeitamente com suas características e eu achava isso incrível.

Só quando comecei a escrever que fui entender como isso é possível.

O que vou dizer aqui é sobre a minha experiência ao criar as histórias e os personagens, cada escritor deve ter sua maneira diferente.

man picking up book ob book sale

Para começar, não existe uma fórmula exata de como fazer isso. Para mim, depende da história. Onde se passa, em que tempo e se tem alguma mensagem que eu quero enviar com o nome do personagem.

Eu geralmente recorro as três maneiras diferentes:

1- Agradecimentos de livros

É isso mesmo o que você leu.

Em momentos que estou sem ideia de onde procurar primeiro pelos nomes, pego o livro na minha mesa, geralmente é o que eu estou lendo, e abro nos agradecimentos. Muitas vezes passamos aquelas páginas porque não nos interessa muito, porém, eu olho cada nome e sobrenome.

Na maioria das vezes, não uso os nomes que encontro ali, mas já me dá uma ideia de onde começar. Tiveram algumas histórias que escrevi que usei nomes de editores que nem sabem que eu existo, um exemplo é o conto Post-it para você. O nome do personagem eu peguei dos agradecimentos de “Com amor, Simon”.

2- Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa.

Como eu disse, os nomes variam de história para história e todos os seus fatores. Então, geralmente, eu pesquiso nomes comuns em locais que me lembrem o ambiente onde a minha narrativa vai se passar. Mesmo que não seja a mesma cultura, gosto de ter uma ideia.

Por exemplo, a história Universidade de Feitiços de Whindertale, baseei em nomes americanos. Mesmo sendo uma cultura muito parecida com a nossa e bem conhecida, eu pesquisei por nomes comuns em determinadas regiões.

3- The Sims.

Esse tipo de conteúdo é feito para vocês me conhecerem melhor, então serei completamente sincera.

Sim, The Sims, o jogo. Eu adoro jogar e ainda mais o gerador de nomes. Ele contém um enorme banco de dados de nomes diferentes e de vários lugares, por que não aproveitar isso? As vezes passo horas clicando nos botões para gerar nomes diferentes e vou anotando no meu caderno, em algum momento vai aparecer um nome que vai me ajudar ou me dar uma luz.

Nesse caso, eu não tenho um exemplo para dar que esteja no blog, MAS, tem um projeto de um livro que o nome da personagem foi gerado no The Sims. A combinação do nome e do sobrenome ficou perfeita e eu decidi usar.

Então, o que vocês acharam?

Lembrando que essas são algumas das formas que eu uso, mas existem várias outras maneiras. Em Onde está Jess? usei nome de dois amigos como forma de homenagem por terem me apoiado quando criei o blog. Será que vocês adivinham quais foram os nomes?

Também existem aplicativos que funcionam como gerador de nomes, não cheguei a usar nenhum deles, mas tenho vontade de testar para ver como funciona.

Espero que tenham gostado dessa “conversa”, se tiverem alguma dúvida ou pergunta deixem nos comentários. E se você é autor, comenta ali quais são as suas maneiras de escolher os nomes dos seus personagens!

Um abraço! 💙

Deixe um comentário