[ RESENHA ] VILÃO – V.E.SCHWAB

Título original: Vicius
Autor (a): V.E.SCHWAB
Editora Record, 2019
Classificação: ★★★★★

“Problemáticos humanos brincam com seus poderes”

É o que tem escrito na parte de trás do livro, entre a arte da capa. E, depois que eu terminei de ler, essa frase fez muito sentido.

“A vida — como ela realmente é — é uma batalha não entre o Bem e o Mal, mas entre o Mal e o Pior”

Joseph Brodsky

Sinopse:

Victor e Eli, dois jovens brilhantes, arrogantes e solitários, se conheceram na Universidade de Merit e logo se deram bem, identificando um no outro a mesma sagacidade e a mesma ambição. No último ano da faculdade, o interesse em comum numa pesquisa sobre adrenalina, experiências de quase morte e poderes sobrenaturais lhes oferece uma possibilidade antes inimaginável: de que uma pessoa, sob as condições certas, seja capaz de desenvolver habilidades extraordinárias. No entanto, quando colocam em prática essa teoria, as coisas dão muito errado.

Dez anos depois, Victor foge da prisão, determinado a encontrar seu antigo amigo ― agora inimigo. Para localizá-lo, ele conta com a ajuda de uma garotinha, Sydney, cuja natureza reservada esconde uma habilidade sem igual, mas extremamente perigosa. Enquanto isso, há dez anos Eli tem uma única missão: erradicar todas as pessoas ExtraOrdinárias que encontra ― exceto sua ajudante, Serena, uma mulher enigmática e persuasiva, capaz de impor sua vontade a qualquer um.

Armado com poderes terríveis e movido pela lembrança da traição e da perda, Victor caça seu arqui-inimigo em busca de vingança e de um embate no qual sabe que um dos dois deve morrer.

Fonte: Skoob

Vilão

Minhas considerações:

Então, vi muitas pessoas comentarem sobre esse livro e a história me chamou a atenção, por isso resolvi ler.

Quando comecei a história, fiquei muito confusa, mas à medida que fui virando as páginas tudo começou a fazer sentido. Depois que eu comecei a estudar sobre técnicas de escrita, ler o nunca mais vai ser a mesma coisa, não que isso seja um coisa ruim. O ponto em questão é: a narrativa desse livro é incrível. Não é linear, como estamos acostumados. A autora vai contando a história aos poucos, mas sem deixar o leitor perdido. Cada capítulo é um dia e momento diferente, e para escrever dessa forma exige uma maestria muito grande e a autora fez isso de forma tranquila.

Os personagens da história, Victor e Eli, são incrivelmente bem-criados e complexos. Até agora eu não sei para quem eu estava torcendo durante a leitura (eu já explico mais sobre isso). Além dos dois, que são os principais, temos os coadjuvantes que são encantadores. Mitch virou meu queridinho.

O que eu mais gostei desse livro foi a discussão que ele traz. O título “Vilão” me fez imaginar que teríamos um cara bem mal, que seria o antagonista bem definido como geralmente encontramos nos livros, mas a verdade é que o livro mostra algo estranho sobre o conceito de bom e ruim, bem e mal.

É até estranho em primeiro momento, porque temos esses conceitos muito definidos na nossa mente e quando assuntos assim são cutucados, a sensação é estranha, mas boa. Porque, afinal, tudo depende da nossa visão de mundo e com certeza esse livro me trouxe uma visão ainda mais de tudo e todos.

Eu aconselho MUITO a leitura desse livro. Tanto por causa dessa discussão quanto pela forma de narrativa. Para aqueles que nem eu que estão estudando a técnica da construção de histórias, ter esse livro como análise pode ser uma boa.

Dito isso, fico por aqui e até a próxima!

Um abraço, e não esqueça de deixar seu comentário aqui em baixo, sobre o que achou do livro ou se quiserem fazer alguma pergunta! Estou sempre olhando! 💙

Deixe um comentário