[ RESENHA ] HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL – J.K.ROWLING

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL

Título original: Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Autor (a): J. K. Rowling
Editora Rocco, 2000
Classificação: ★★★★★

Desde pequena sou apaixonada por Harry Potter, mas ainda não tinha lido os livros. Tentei uma vez, mas acho que na época eu era muito nova para conseguir ler histórias sem figuras.

Devo dizer, agora me arrependo de ter demorado tanto.

“Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se.”

Alvo Dumbledore

Sinopse

Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 

O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

Fonte: Skoob

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Minhas considerações:

A primeira coisa que gostaria de comentar é: não achei que o livro fosse tão fino. Em algumas fotos eu tinha visto que não era extremamente grande, mas quando segurei, fiquei chocada com o tamanho. E isso me fez pensar “Um livro tão fino, para uma história tão grande.”

Harry Potter acompanhou minha vida e sempre que os filmes passam na TV eu paro para assistir (já devo ter vistos todos mais de mil vezes), e ao ler o livro as cenas representadas na adaptação sempre recorriam na minha mente. Em alguns momentos eu teria ficado chateada com a diferença entre alguns personagens, mas essa história é tão gostosa que me deixou mais tranquila com relação a isso, não sei explicar o motivo.

Uma coisa que me chamou bastante a atenção no decorrer do livro foi a forma da narrativa. Ouvi várias vezes as pessoas comentarem e usarem o estilo narrativo da J. K. Rowling como exemplo para estudos de storytelling, mas não compreendia isso como um todo, até ler. A forma que ela conta cada detalhe é diferente de tudo o que eu já vi. Com certeza, aprendi muito ao ler.

Como todo livro, sempre existem cenas diferentes do que vemos quando estes recebem adaptações. Eu tinha a sensação gostosa de reviver alguns momentos que vi nos filmes e descobrir coisas novas que não entraram no roteiro do filme. Porém, não senti aquela coisa que muitos leitores tem de que algumas das cenas que foram retiradas ou alteradas tenham sido ruins, acredito que ao ler o livro algumas coisas ficaram mais claras, sim. Mas não que seja de um todo ruim.

Se eu recomendo essa leitura? Sim. Para quem gosta de fantasia e magia, com certeza esse livro tem muito disso. Mesmo que muitos já tenham visto os filmes, ainda aconselho que leiam o livro, sempre existe muito mais informação por trás do que as telas podem nos passar.

Se você já leu esse livro, me diga nos comentários o que achou! Ou se concorda ou não com alguma coisa que eu disse, vamos compartilhar experiências!

Um abraço 💙

Deixe um comentário