[ RESENHA ] HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN – J. K. ROWLING

RESENHA – HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN

Título original: Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Autor (a): J. K. Rowling
Editora Rocco, 2000
Classificação: ★★★★★

O terceiro livro da série do Harry Potter. Particularmente, eu sempre gostei muito mais do terceiro filme, então, quando comecei a ler esse já estava com expectativas bem altas sobre a história.

“O que você mais teme é o medo”

Remo Lupin

Sinopse:

Durante 12 longos anos, a assustadora fortaleza de Azkaban manteve prisioneiro o bruxo Sirius Black. Condenado pelo assassinato de 13 pessoas com um só feitiço, muitos acreditam que Black seja o mais fiel dos seguidores d’Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Agora ele fugiu da prisão. E os guardas de Azkaban disseram que Black andara repetindo a seguinte frase durante o sono: “Ele está em Hogwarts… ele está em Hogwarts.” Será que o perigoso bruxo está vindo atrás de Harry?”

Seja como for, Harry Potter não está seguro, nem mesmo dentro de sua escola de magia, cercado por seus amigos. Principalmente porque, para piorar as coisas, pode haver um traidor entre as pessoas que o cercam.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Minhas considerações:

Já conhecer a história em detalhes por causa dos filmes, antes de ler um livro pode ser bem ruim em alguns momentos, porém, enquanto lia esse percebi que eu só acreditava conhecer essa história.

Como comentei o filme desse livro é o meu preferido entre todos, mas acreditava que eles contavam bastante coisa sobre o terceiro ano do Harry Potter na escola. Mas não conta. Acho que até agora, esse foi o que eu mais vi diferenças entre a história que eu já conhecia e a que eu acabei de ler. Alguns detalhes que agora vão fazer toda a diferença para mim, tanto ao rever os filmes quanto ao ler os próximos livros.

Fora isso, eu gostei bastante da história. A escrita da J. K. Rowling me deixa encantada, porque ela consegue explicar muita coisa usando poucas palavras, sendo simples. Li muitos livros que os autores usaram de vários parágrafos para explicar certas cenas ou acontecimentos, enquanto ela consegue fazer em algumas linhas. E claro, não existe uma maneira correta, cada escritor tem sua forma de escrever e acredito que a dela encaixa bem com a história. O formato de escrita cria toda uma ambientação para o livro que fica fácil e gostoso de ler.

Eu adorei, não posso negar. Sempre gostei da história desde pequena e ler os livros agora com certeza vai me trazer um olhar diferente ao falar sobre a série ou rever os filmes.

“As consequências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil…”

Alvo Dumbledore

Espero que tenham gostado! Sei que muitos já leram Harry Potter ou conhecem a história, mas espero que eu ajude aqueles que ainda não leram.

Um abraço! 💙

Deixe um comentário