Diferença entre: conto, antologia, romance e crônica

Como classificar sua história? Sabia exatamente onde ela se encaixa!

Acredito que muitos leitores e escritores, como eu, tenham escutado esses termos ao longo do tempo e mesmo estando tão imersa ainda confundo alguns dos termos.

Se você é como eu, espero que essa postagem possa te ajudar a descobrir qual é a diferença entre conto, antologia, romance e crônica.

shallow focus photography of books

Depois de fazer algumas pesquisas e leituras, encontrei essas informações sobre o tema, caso você queira acrescentar alguma coisa, fique à vontade! Ao final da página tem a sessão de comentários, é só deixar lá que eu estou sempre vendo e respondendo!

Então, vamos lá?

1- Conto

Esse estilo é dito como uma narrativa curta, que envolve o leitor em uma história onde o início, meio e fim, geralmente, têm uma quantidade limitada de página, palavras ou linhas.

Assim em como os outros estilos, os contos têm personagens e seus arcos devem ser completos, apesar da quantidade limitada de espaço para ser contada. Alguns dizem que a narrativa do conto deve ser objetiva, para que o ponto principal a ser contato não demore a chegar.

Muitos escritores começam treinando a escrita por esse estilo, por ser uma forma de treinar a ideia de organizar uma história com início, meio e fim.

2- Antologia

Esse estilo, hoje, tem crescido muito ao meu ver. O que eu acho muito interessante, principalmente, para ajudar os escritores mais novos.

Antologia é uma coleção de trabalhos literários, que também podem ser usados para coleções musicais ou de obras cinematográficas, que agrupam esses materiais por temáticas, autoria ou período. Por exemplo, uma antologia de músicas dos anos 80.

Também é usada para categorizar obras curtas, como pequenas histórias de fantasia em um só livro.

3- Romance

Esse termo é usado para designar histórias que tratam de feitos épicos. É dito como uma forma complexa e que, geralmente, tem uma maior variedade técnica na sua narrativa, já que ela mostra de forma mais profunda os personagens por existir mais espaço para trabalhar as cenas e acontecimentos.

4- Crônica

Esse estilo, geralmente, traz reflexões sobre assuntos do dia a dia, podendo ou não envolver personagens. A crônica também pode ter um pouco de humor, fazendo uma ligação com análise crítica de situações vivenciadas pelo autor, e em alguns momentos, conta com muita ironia.

Geralmente, é uma história curta e possuí características, como, serem contadas em primeira ou terceira pessoa; sentimental ou despojada.

Esses foram as diferenças, o que acharam? Gostaram? Ainda estão com alguma dúvida?

Eu esqueci algum termo que se encaixe entre esses? Deixe nos comentários que anotarei para colocar em uma próxima postagem!

Não esqueçam de curtir a postagem e de me seguir nas redes sociais!

Abraços,

Deixe um comentário