As 5 maiores bibliotecas do Brasil

Depois de ter feito uma postagem sobre as maiores bibliotecas do mundo, fiquei curiosa para saber se no Brasil tinham tantas bibliotecas grandes e com um acervo parecido ao das outras, afinal, leitura no Brasil não é tão valorizado.

Porém, ao fazer a pesquisa, encontrei algumas espalhadas pelo país e decidi fazer um top 5 delas.

ENCONTRE AQUI A POSTAGEM SOBRE AS MAIORES BIBLIOTECAS DO MUNDO.

structural photography of library interior

Vamos ao nosso top 5?

1- Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro

Fundada em 1837 por um grupo de imigrantes de Portugal que tinham como objetivo promover a cultura na comunidade portuguesa. O edifício atual foi inaugurado em 1887 e está aberta ao público desde 1900. É a biblioteca que possui a maior coleção de obras lusófonas fora de Portugal, com aproximadamente 350 mil volumes.

Em 2014, ficou em 1º lugar no ranking de bibliotecas mais bonitas do mundo da revista “Times”.

2- Biblioteca Pública do Paraná, Curitiba

Fundada em 1857, possui um acervo com cerca de 650 mil livros, além de jornais, revistas, mapas, manuscritos, discos e fitas. É uma das bibliotecas mais visitadas no país e oferece um espaço para exposições, lançamentos de livros, seminários, palestras e outros eventos culturais.

Desde 2003 foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná.

3- Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Criada por D. João, em 1810, tinha o objetivo principal abrigar o acervo de mais de 60 mil livros e documentos que a família trouxe ao Brasil. Desde essa época, preserva o patrimônio bibliográfico do Brasil, sendo considerada pela UNESCO uma das maiores bibliotecas nacionais na América Latina.

Atualmente, seu acervo consta com mais de 9 milhões de peças.

4-Biblioteca da Floresta, Rio Branco

Inaugurada em 2007, é especializada em assuntos e autores originados da Amazônia e do Acre. A instituição tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável e coloca à disposição dos pesquisadores e interessados, documentos e informações sobre os movimentos socioambientais.

5- Biblioteca Nacional de Brasília, Brasília

Foi projetada para seguir o plano original da Capital Federal, em 1950, porém, o prédio foi entregue ao público no final de 2006. Além de contribuir com a preservação da cultura brasileira, com uma coleção destinada a pesquisadores e estudiosos, a instituição também se define como um centro de cultura e convivência para todos.

O acervo da BNB, hoje, possui cerca de 30 mil obras.

E então, o que acharam? Vocês conheciam alguma dessas bibliotecas ou já as visitaram? Comentem suas impressões na caixa da comentários abaixo! Vamos compartilhar as experiências de visitar lugares assim!

Caso tenha gostado da postagem, não esqueça de deixar sua curtida. Não esqueça de me seguir nas redes sociais para mais informações!

Um abraço,

Deixe um comentário