O que faço quando estou com bloqueio criativo.

Muita gente vai dizer que isso não existe e que a maneira de passar por isso é continuar a fazer o seu trabalho, ou seja, não depender da sua inspiração.

De certa forma, eu concordo, afinal, inspiração ajuda bastantes em várias horas, principalmente para aqueles que trabalham com atividades criativas. Sim, existem aqueles momentos em que sentamos na frendo computador e nada fica bom ou nada sai e aí entramos em desespero porque precisamos fazer, precisamos produzir.

Nessa postagem vou dar algumas dicas, que funcionaram para mim, quando eu estou sofrendo com bloqueio criativo.

person holding pen with coffee on table

1- Sentar e fazer

O fato é: bloqueio criativo muitas vezes é nossa mente nos pregando peças e colocando empecilhos para que a gente consiga fazer nossas coisas. Quando acontece comigo, provavelmente, é porque estou me pressionando demais para escrever e isso acaba tornando o trabalho uma obrigação, e quando isso acontece, deixa de ser divertido e proveitoso.

Então, eu só faço. As vezes fico procurando fazer algo muito bom e isso também gera esse bloqueio, a nossa vontade de fazer tudo perfeito logo de primeira. A resolução para esse problema é sentar, escrever e se permitir fazer algo ruim.

Não esperar a inspiração para escrever, mas fazer com que ela venha da motivação de estar escrevendo. É um ponto chave.

2- Parar, respirar fundo e voltar ao trabalho

Muitos problemas, muita coisa para fazer, contas para pagar… sempre temos muitas preocupações e quando acumulam, fazem nossa mente ficar cheia e na hora de focar no trabalho não conseguimos.

O que faço quando isso acontece é me afastar, geralmente aproveito para passear com meu cachorro, respiro fundo e então volto, com a mente mais leve. Os problemas e as preocupações ainda estão ali, mas as empurro para fundo e deixo para elas me atrapalharem depois.

3- Pesquisar assuntos interessantes

Ver outras resenhas, vídeos ou ler, também me ajudam bastante.

Tiveram inúmeras vezes que eu abri o word no computador e não conseguia escrever, então, eu deixava o arquivo aberto e ia ler por uns 30 minutos. No instante seguinte, aquela sensação de saber exatamente o que escrever aparecia. Então, você se desligar de algumas coisas ajuda bastante.

Esses são alguns dos pontos que me ajudam quando sofro de bloqueio criativo, e quais são os seus? Responda nos comentários!

Não esqueça de curtir a postagem se você gostou e de me seguir nas redes sociais, para ver mais conteúdos e informações sobre as postagens.

Espero que tenham gostado e até a próxima!

Um abraço,

Deixe um comentário