Como surgem as ideias para as minhas histórias

3 maneiras que me ajudam a ter ideias de histórias para então desenvolve-las!

Para quem trabalha com criatividade, as referências e experiências são grandes fatores de ajuda na hora de criamos, seja uma história ou um desenho. E claro, juntando isso com a técnica, cada um desenvolve seu estilo e maneira.

Nessa postagem, vou falar um pouco sobre como funciona o meu processo criativo para as minhas histórias e de onde surgem as ideias para cria-las!

four assorted reading books on brown surface

Durante muito tempo minha maneira de criar histórias se baseava muito no que eu lia ou assistia. E quando digo que era baseado, era quase uma cópia idêntica, mas isso foi no começo, antes de eu entender o conceito de referência.

Porém, eu acredito que, copiando algumas histórias e técnicas, eu entendi como se cria a estrutura de uma história. Na época, eu tinha 12 anos – foi quando comecei a escrever – e só queria escrever por escrever, minha intenção era aprender e não publicar nada.

Hoje, depois de ter estudado e entendido sobre o storytelling, essas são os tópicos que mais me trazem ideias de histórias:

1- Sonhos

Todo mundo sonha, alguns lembram e outros não. Ultimamente, meus sonhos estão voltados para o que estou lendo no momento ou sobre as histórias que estou escrevendo (que no atual momento em que esse post está saindo, são duas).

Mas, em vários momentos tenho sonhos que me mostram cenas ou partes de situações criadas na minha mente e que quando eu acordo corro para anotar e não perder. É a partir dai que crio o resto. Nunca tenho histórias completas, só cenas e é meu trabalho interpreta-las e então desenvolver o resto a partir daquela pequena parte.

Aconteceu isso com “Onde está Jess?”. No sonho, tive apenas uma cena e quando acordei, desenvolvi todo o resto da história.

2- Situações

Escritores tendem a observar muito o mundo, afinal, estamos sempre buscando inspiração em situações cotidianas. Colocar em uma história de fantasia emoções reais e até acontecimentos que o leitor possa se identificar, é um ponto extra na história e eu diria que primordial.

Então, a observação do ambiente e das reações das pessoas, ajudam a desenvolver personagens e até imaginar como algum personagem seu iria se portar naquele momento, o que ele falaria? O que iria fazer?

A partir dessas pequenas coisas que as grandes histórias nascem.

3- The sims

Lá vamos nós de novo. Não me julguem, mas sim, The sims.

Esse é um jogo que me dá I N F I N I T A S possibilidades de criar a história que eu quiser. Posso colocar uma família de bruxos que odeiam as outras raças e fazer com a filha case com uma sereia, por exemplo. Já imaginaram a confusão?

Ou posso criar a história de uma jovem vampira que vai morar com seu pai, humano, após a morte da sua mãe vampira… alguém reconhece essa história? Foi no jogo que criei a história da Verônica, do primeiro conto do Livro de Aurum.

Muitas coisas ao nosso redor podem servir de inspiração para as histórias. Esses são os meus pontos, cada autor deve ter o seu, já que o ambiente em que cada individuo vive é diferente.

Então, o que acharam? Gostaram dessa postagem? Se sim, não esqueçam de curtir e comentem o que mais acharam interessante de ler!

Não esqueçam de seguir o instagram do blog @moonmlibrary e o meu pessoal @leticiasoutolb!

Um abraço para vocês!

Deixe um comentário