Diário de uma Escritora #1

Prólogo – Terminei de corrigir meu primeiro livro

Há uns dias atrás eu finalmente terminei a última etapa do meu livro: a correção.

Escrever o livro completo já é uma aventura e é um processo demorado, principalmente quando se tem obstáculos que você precisa passar para conseguir chegar na linha de chegada. Eu comecei a escrever esse livro em janeiro de 2019. Minha ideia era postar no meu blog, junto com outras histórias curtas que coloquei lá. Eu não estava acreditando tanto assim nesse projeto para transformá-lo em algo grande, até que uma amiga me falou que a história estava boa demais para ficar apenas no blog – ela tinha lido apenas dois capítulos até então.

Estou contanto esses detalhes para mostrar que o apoio de pessoas importantes pode fazer diferença para você enquanto escritor, mas também quero ressaltar que não deve ser o seu motivador. Escrever deve ser algo que deseja fazer independe de todo mundo dizer que não deveria estar perdendo tempo fazendo algo assim. Eu tive a sorte de ter amigos e familiares apoiando e me dando força nessa montanha russa que é escrever um livro. Existem muitos medos que vão te fazer repensar todas as suas escolhas. E quando digo todas, quero dizer TODAS MESMO! Esses medos vão te fazer parar e passar pelo que muitos chamam de “bloqueio criativo”. E apesar de existirem várias formas de passar por isso, um conselho que recebi foi: só escreva. Se está com bloqueio, escreva, mesmo que seja ruim. As palavras no papel são mutáveis, você pode refazer e mexer em tudo se não gostar, o que não pode sofrer alteração é uma folha em branco.

Com esse pensamento que fui seguindo e escrevendo. Pensando assim que terminei de escrever a primeira versão do meu livro. Quando terminei, eu sabia que precisava arrumar MUITA COISA, mas não pensei nisso até realmente concluir e colocar o último ponto final. Lembro da sensação estranha que senti quando terminei. Eu estava feliz, mas ao mesmo tempo queria continuar escrevendo, contanto aquela história. E de novo passei por isso quando cheguei na página final quando terminei a revisão, depois de ajustar furos, melhorar alguns personagens e acrescentar informações, meu livro finalmente ficou pronto.

E agora?

Bom, existem algumas etapas pela frente, a maioria não está relacionada diretamente com a escrita do livro, mas que precisam ser feitas. Registrar a história, procurar editoras ou pesquisas formatos de publicação individual. São muitas opções para estudar e escolher, mas isso já parte para a próxima etapa e para outro capítulo desse diário. Então, nós vemos na próxima vez!

Ah, caso tenham alguma pergunta ou dúvida, só deixar nos comentários que vou responder para vocês, um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário